DEN.TRO de Maria Fonseca

DEN.TRO é uma viagem interna ao templo corpo. A busca do eu. Luz, sombra, consciente e subconsciente. Proponho o corpo como escultura viva, veia de comunicação, armazém de memórias e emoções talhado pelas experiências da vida. DEN.TRO investiga estados internos numa amalgama de fiscalidade e imaginário. Um estudo sobre a identidade que emerge do oceano relacional do ser.

“Interrogo-me agora como é possível que alguém veja claramente, se não se vê a si próprio? Não ha mudança da sombra para a luz, nem da inércia para o movimento, sem emoção…a emoção é um fogo alquímico…fonte privilegiada da consciência.” Carl Jung

A Peça

O encontro, o desencontro no espaço e no tempo de criação.

Investigação artística contemporânea da unidade mente-corpo, da nossa capacidade neuro-plástica. Somos escravos da genética ou livres para mudar?

São questões que me coloco e pretendo aprofundar no espaço criativo. Convido ao processo o pensamento de dois grandes filósofos, Carl Jung e Alan Watts na procura de um ou variados estados de presença e perspectiva. Explorar questões que me preocupam em relação ao futuro do corpo do nosso planeta e da nossa casa, o corpo. Não é um trabalho de solo sobre mim mas sim sobre o mundo e o outro, que sou eu. Um trabalho sobre a poluição e ecologia interna e externa. Acredito que um trabalho criativo nutre-se da fusão com outros artistas com veículos de expressão diversos e por isso escolhi trabalhar com musico e compositor Luis Fernandes. Procuramos criar em conjunto uma paisagem sonora/ texto/ gravação de DEN.TRO, bem como realizar uma pintura viva com a colaboração de Miguel Moreira, desenho de luz.

Através de DEN.TRO, procuro expandir e aprofundar a minha linguagem como bailarina, criadora e mulher activa num mundo onde a arte tem que ter cada vez mais esse papel e responsabilidade. Gosto de me sentir uma tela em branco, capaz de incorporar e expressar livremente com outros artistas que buscam ir alem dos seus limites.

 

Ficha Artística e Técnica

Coreografia de Maria Fonseca

Ass.Direção de Ekin Bernay/Sandra Rosado

Música de Luís Fernandes

Luz de Jorge Rosado

Fotografia de Helena Gonçalves

Apoio: Fundação Calouste Gulbenkian

Residências artísticas: DeVIR – CAPa, Companhia Olga Roriz, Espaço das Gaivotas , Espaço do Tempo

Coprodução: Maria Fonseca com o Espaço do Tempo, Teatro das Figuras e Útero Associação Cultural

 

Additional information

01
-

HERALD

Where our words lay to rest and from time to time, when time presents, a little bit more.

02
-

CREATORS

Our branches, stretched beyond tearing, made to build bridges.
To deliver method and process.

03
-

Utero

Process, form and shape.
We, only as words, never neglecting our existence nor essence, display our hands in past and present shapes.